Pedro Iglesias | Universidade Politécnica de Valência, Espanha

SEREA es un foro donde investigadores de toda Iberoamérica nos juntamos cada dos años para compartir avances científico-técnicos en un campo tan complejo como el de los sistemas de distribución agua potable y las redes de drenaje y alcantarillado. Después de 15 ediciones podemos afirmar que es el seminario científico de mayor relevancia en español y portugués en este campo. Todos los que formamos parte de la Comunidad SEREA esperamos el encuentro con nuestros colegas y amigos para compartir nuestros avances, experiencias e inquietudes.

O SEREA é um fórum onde investigadores de toda a Ibero-américa se reúnem a cada dois anos para partilhar avanços científicos e técnicos num campo complexo, como sistemas de distribuição de água potável e redes de drenagem e esgoto. Após 15 edições podemos afirmar que é o seminário científico mais relevante em espanhol e português neste campo. Todos nós que fazemos parte da Comunidade SEREA esperamos encontrar os nossos colegas e amigos para partilhar o nosso progresso, experiências e preocupações.

 

Heber Pimentel Gomes | Universidade Federal da Paraíba, Brasil

“O SEREA, cujo tema central compreende os sistemas de abastecimento e drenagem, se converte num importante fórum de debate, onde serão apresentados e discutidos diversos trabalhos técnicos de grande relevância, que vêm sendo desenvolvidos por centros de pesquisas e aplicados por algumas companhias de abastecimento urbano de água. Trata-se de um evento já consagrado no meio técnico e científico de países iberoamericanos.”

 

Maria da Conceição Cunha | Universidade de Coimbra, Portugal

“Depois de duas edições em Portugal (2008 e 2012), o SEREA 2019 volta a Lisboa. Uma vez mais, a comunidade hídrica ibero-americana vai ter oportunidade de discutir as novas temáticas que formatarão os serviços de águas do futuro. As forças de mudança são múltiplas, o que condicionará as soluções a adotar num contexto de incerteza. Os desenvolvimentos científicos e tecnológicos recentes têm de ser pensados nas suas implicações económicas, ambientais e sociais para podermos contribuir para sociedades mais justas. Os trabalhos deste Seminário permitirão pensar todos estas questões, integrando as visões de dois continentes, nas suas especificidades, no seio de uma comunidade técnico-científica que tem vindo a conseguiu afirmar-se e a gerar um criativo espaço de discussão. Vamos reunir em Lisboa, continuando um caminho que se iniciou em João Pessoa em 2002, com grande motivação e alegria, ingredientes que têm sido essenciais para a história de sucesso do SEREA.”

 

Helena Ramos | Instituto Superior Técnico, Portugal

“O SEREA constitui um fórum de oportunidade e reunião de especialistas  IBERO-AMERICANOS, de língua Portuguesa e Espanhola, no campo da engenharia hidráulica e sanitária, que permite entender o comportamento dos fluidos, do funcionamento das infraestruturas, possibilitando uma abordagem de soluções de apoio ao projeto, à exploração e manutenção, através da modelação e simulação, na otimização de processos, em análises inovadoras, com vista às melhores soluções e benefícios, tanto para as entidades gestoras, como para os consumidores.

 O reconhecimento de uma visão integrada e multidisciplinar da modelação, gestão, operação e manutenção dos sistemas hidráulicos, que contemple as componentes de inovação, dimensionamento, segurança operacional, fiabilidade, desempenho, sustentabilidade, eficiência hidro-energética e ambiental, reflete a necessidade de racionalização dos recursos, na apresentação de novas soluções, que conciliem a água e a energia, a capacidade de análise e modelação, a obtenção de casos de estudo, onde a investigação e a indústria irão unir-se, dando o seu melhor contributo, com vista a uma engenharia aplicada inteligente.

A participação no SEREA, como seminário integrador, irá expor todas essas componentes, permitindo conciliar ideias, competências e capacidades de como melhor desenvolver.”

 

Juan Saldarriaga | Universidad de los Andes, Colômbia

SEREA es el seminario de agua urbana más importante de Iberoamérica. Su nivel técnico y científico es comparable al de los seminarios internacionales de primera línea en temas de redes de distribución de agua y de drenaje urbano. Es sorprendente ver la calidad que ha ido alcanzando a medida que se han desarrollado más congresos. Definitivamente es el congreso referente de Iberoamérica para los científicos y profesionales que trabajen en el área de agua potable y saneamiento básico.

Después de muchos años de haber participado en los congresos norteamericanos y europeos más importantes en el tema de las redes de agua potable y sistemas de alcantarillado, para mí fue sorprendente encontrarme con SEREA. Desde mi primera participación hace unos 4 años he sido testigo de la calidad de los artículos y trabajos presentados, los cuales tienen el mismo nivel de los de aquellos. Iberoamérica se encuentra al mismo nivel técnico y científico de los países más adelantados en manejo del recurso hídrico urbano.”